November 17, 2009

Uma cara.

undefined
"undefined" at PimpTheFace.com

Pronto, já está

GoAnimate.com: cenas estranhas by catarinamonteiro


Like it? Create your own at GoAnimate.com. It's free and fun!

November 10, 2009

Video

November 6, 2009

Exercício de Dinâmico - Trios Femininos

Um exemplo de um exercício de Dinâmico realizado por um trio feminino Português : Katia Barbosa, Catarina Magalhães, Rosa Silva

October 30, 2009

A Ginástica Acrobática

A Ginástica Acrobática é, em comparação com a ginástica artística e rítmica, uma nova modalidade da Federação Internacional de Ginástica (em francês: Fédération Internationale de Gymnastique), que tem a sigla FIG e tem como principais objectivos a execução de exercícios que exigem força, agilidade e equilíbrio.
Este desporto requer do ginasta coragem, força, coordenação e flexibilidade. Os esquemas são executados com acompanhamento musical e requerem expressão e movimentos do corpo perfeitamente sincronizados com a música e com os companheiros, sendo que a duração de cada esquema tem que ter, no máximo, dois minutos e meio.
A ginástica acrobática é composta pelo conjunto de volantes (elemento mais leve que executa os movimentos mais espectaculares) e pelos bases (os elementos com mais força, que sustentam o volante na execução dos seus elementos). Está dividada em diferentes categorias como:
Pares Mistos onde o base tem que ser obrigatoriamente um homem e o volante tem que ser obrigatoriamente uma mulher;
Pares Femininos onde tanto o base como o volante são mulheres;
Pares Masculinos onde tanto o base como o volante são homens;
Trios Femininos onde tanto o base como o intermédio como o volante são mulheres;
Quadras Masculinas onde todos os elementos são homens.
Os exercícios realizados na ginástica acrobática estão divididos em "exercícios de dinâmico" onde tem que haver uma fase em que o volante deixa de estar em contacto com o base (realizando mortais, por exemplo); e em "exercícios de equilíbrio" onde o volante tem que estar permanentemente em contacto com o base (realizando diversos tipos de pinos, por exemplo).

October 29, 2009

Voki

October 27, 2009

Os aparelhos da ginástica artística

Os aparelhos da ginástica artística masculina são diferentes dos aparelhos disputados na ginástica artística feminina. Enquanto os homens disputam provas em seis aparelhos diferentes, as mulheres só as disputam em quatro.
Os aparelhos masculinos são o solo, o salto de cavalo, o cavalo com arções, as paralelas, a barra fixa e as argolas. Durante as apresentações masculinas, estes aparelhos procuram demonstrar a força e o domínio do ginasta.
Os aparelhos femininos são a trave, o solo, o salto de cavalo e as paralelas assimétricas. Estes aparelhos, durante as competições femininas, procuram demonstrar a artística e a agilidade da ginasta.
Os aparelhos em comum são o solo e o salto de cavalo.
Deva3.JPG

A Ginástica Artística

A ginástica artística é uma das modalidades da ginástica de competição.
As competições de ginástica artística são individuais (ainda que haja competições por equipas), possuem o tempo aproximado de trinta a noventa segundos de duração, são realizadas em diferentes aparelhos e separadas em competições femininas e masculinas.
Os movimentos dos ginastas devem ser sempre elegantes demonstrando força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controlo do corpo.

October 23, 2009

O que é a Ginástica?

A ginástica é um desporto que se caracteriza pela prática de um conjunto de movimentos que exigem força, flexibilidade e coordenação motora.
Surgiu no início do século XIX e rapidamente se desenvolveu até ao nível que conhecemos hoje.
Em 1881, surge a Federação Europeia de Ginástica, que mais tarde passa a designar-se por Federação Internacional de Ginástica e só em 1950 surge em Portugal a Federação Portuguesa de Ginástica que, com o passar dos anos, se dividiu em duas Federações distintas: Federação Portuguesa de Ginástica (FPG) e Federação Portuguesa de Trampolins e Desportos Acrobáticos (FPTDA).
A Federação Internacional de Ginástica considera duas grandes áreas da Ginástica: uma área não desportiva, que tem o nome de Ginástica Geral e é de participação recreacional; e uma área desportiva, onde se englobam todos os tipos de Ginástica de competição- Ginástica Artística (feminina e masculina), Ginástica Rítmica, Trampolins, Ginástica Aeróbica e Ginástica Acrobática.
Neste blog irei falar de todos os tipos de modalidades de ginástica de competição existentes, dando a conhecer um pouco melhor cada um deles.